Doente com cancro da mama metastático e médico
Doente com cancro da mama metastático e médico

Compreender o CMm

O CMm, também denominado de cancro da mama avançado ou em estadio IV, significa que o cancro se espalhou para outros órgãos do corpo.1 Como ainda não existe cura para este tipo de cancro,2 o objetivo do tratamento é prolongar a vida das doentes, atrasar a progressão da doença e ajudar as mulheres com CMm a manterem a melhor qualidade de vida durante mais tempo possível.3

Os desafios do CMm

Muitas mulheres a quem foi diagnosticado cancro da mama metastático temem o impacto da doença nas suas famílias. Estas doentes reportam sentimentos de medo, ansiedade, isolamento e depressão como resultado do seu diagnóstico, assim como um sentimento de incerteza relativamente ao futuro e medo de morrer.4

Mulher a procurar factos sobe o cancro da mama

Viver com CMm

O diagnóstico de cancro da mama metastático pode ser uma experiência devastadora. Apesar do número de mulheres com CMm estar a aumentar, as suas vozes são frequentemente excluídas do debate público em torno do cancro, que se foca sobretudo no lado mais positivo dos casos de cancro da mama detetados precocemente.

No entanto, existem diversos tipos de apoio disponíveis para ajudar estas mulheres e os seus familiares e amigos a lidarem com as emoções dolorosas que a doença pode provocar. A sua disponibilidade varia de região para região, mas inclui profissionais de diversas áreas (como psicólogos oncologistas, associações de luta contra o cancro, assistentes sociais e psicólogos) e grupos de apoio.

Mulher a procurar factos sobe o cancro da mama
À procura de sinais e sintomas de cancro
À procura de sinais e sintomas de cancro

Saiba mais

Existe muita informação sobre cancro, disponível em suporte papel ou digital. Contudo, nem todas as informações são corretas ou estão atualizadas. Acreditamos que é fundamental que as mulheres com CMm tenham acesso a fontes de informação imparciais e corretas do ponto de vista médico, para que possam ter um bom entendimento da sua doença e conhecer as opções que têm à sua disposição.

                                                 

Se você, ou a sua familiar ou amiga, sofrem de cancro da mama metastático, consulte o seu médico ou outro profissional de saúde para encontrar fontes de informação seguras, disponíveis na sua região.

Pfizer - a apoiar mulheres com cancro da mama metastático

Sobre Pfizer Oncology

A EmotionSpace é um projeto da Pfizer Oncology.

A Pfizer Oncology está empenhada na descoberta, na investigação e no desenvolvimento de opções de tratamento inovadoras para melhorar o prognóstico de doentes com cancro em todo o mundo. O nosso portfólio de fármacos biológicos e pequenas moléculas que se encontram em fase de desenvolvimento - um dos mais expressivos do setor - visa identificar os maiores avanços científicos e promover a sua aplicação clínica em doentes com vários tipos de cancro. Ao trabalhar em parceria com instituições académicas, investigadores individuais, grupos de pesquisa colaborativa, agências governamentais e parceiros de licenciamento, a Pfizer Oncology está empenhada na cura ou no controlo do cancro, recorrendo a fármacos inovadores para disponibilizar a cada doente o medicamento certo, na altura em que mais precisam. Sabemos que o cancro é uma doença que não podemos combater sozinhos. A luta contra o cancro precisa da colaboração de todos. Para mais informações, visite www.pfizer.com.

Bibliografia

1. American Cancer Society. Detailed Guide: Breast Cancer. American Cancer Society, 2013. Consultado em fevereiro de 2016 em http://www.cancer.org/acs/groups/cid/documents/webcontent/003090-pdf.pdf
2. Cardoso F, et al. ESO-ESMO 2nd international consensus guidelines for advanced breast cancer (ABC2). The Breast 2014;23:489-502.
3. O’ Shaughnessy I. Extending survival with chemotherapy in metastatic breast cancer. The Oncologist 2005;10:20-29.
4. Mayer M. Living with metastatic breast cancer: a global patient survey. Community Oncology 2010;7:406-412.